sábado, 22 de setembro de 2007

Acidentes nucleares

Chernobyl

Chernobyl é considerado o pior acidente nuclar da história.. Dispositivos específicos de segurança foram desligados, para o estudo de um perfil de acidente. Os operadores não souberam identificar o tempo próprio de intervenção no sistema e, após uma seqüência de erros, perderam o controle do reator. Cabe ressaltar que a unidade do complexo nuclear de Chernobyl, responsável pelo acidente, era um reator de tecnologia totalmente ultrapassada, que já não deveria estar funcionando naquela época.

Com o acidente de Chernobyl,grandes áreas da Ucrânia, Bielorrúsia e Rússia foram muito contaminadas, resultando na evacuação e reassentamento de aproximadamente 200 mil pessoas. O acidente fez crescer preocupações sobre a segurança da indústria nuclear soviética, diminuindo sua expansão por muitos anos, e forçando o governo soviético a ser menos secreto.

Os países atingidos sofrem até hoje as consequências da radioatividade. É difícil dizer com precisão o número de mortos causados pelos eventos de Chernobil, devido às mortes esperadas por câncer, que ainda não ocorreram e são difíceis de atribuir especificamente ao acidente. Um relatório da ONU de 2005 atribuiu 56 mortes até aquela data – 47 trabalhadores acidentados e 9 crianças com câncer de tireóide – e estimou que cerca de 4000 pessoas morrerão de doenças relacionadas ao acidente. O Greenpeace entre outros, contesta as conclusões do estudo.

Three Mile Island (EUA): Derretimento parcial do reator - Considerado o segundo pior acidente nuclear da história.

Nenhum comentário: